Sobre
A Companhia de Ópera de Setúbal, nasceu no seio da Associação Setúbal Voz (ASV) por iniciativa do maestro Jorge Salgueiro, resultante do trabalho desenvolvido no Ateliê de Ópera de Setúbal e no Coro Setúbal Voz.
Conta produzir dois espetáculos por ano e reavivar a tradição operática em Setúbal, terra natal da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, Luísa Todi. As suas produções procuram uma ligação entre a tradição, o repertório histórico e a contemporaneidade, com base, essencialmente, em criações originais. É pioneira em levar a ópera a bairros sociais (ÓPERA NO MEU BAIRRO, desde 2021) e no conceito e criação de ÓPERA PARA BEBÉS (mensalmente desde 2024).
Procura trabalhar em continuidade com a direção artística e o elenco de cantores, com o objetivo de criar um discurso artístico singular, partindo da consciência do artifício operático para uma forma de representação que busca a transposição de todos os parâmetros cénicos.
Direção artística: Jorge Salgueiro (diretor artístico), Iolanda Rodrigues (coreografia e corporalidade) e Maria Madalena (visualidade e comunicação).
Cantores: Constança Melo, Diogo Oliveira, Gonçalo Martins, Helena de Castro, João Merino e Mariana Chaves.
Produções:
2024
A NOVA ORDEM (Jorge Salgueiro)
A EVOLUÇÃO DOS CRAVOS (Vítor Rua)
2023
A CONSPIRAÇÃO DA IGUALDADE (António Victorino d’Almeida)
MAUTEMPO EM PORTUGAL (Eurico Carrapatoso)
2022
CARMEN com a comunidade cigana de Setúbal, em PT
A FLAUTA MÁGICA, com piano e em PT
2021
ANIMAIS, BICHOS E CRIATURAS (ópera para famílias)
A NAVE DOS DIABOS (Jorge Salgueiro)
2020
VINGANÇA, UMA ÓPERA DO TEMPO DA TODI E DA MADONNA (Leal Moreira)
OS FANTASMAS DE LUÍSA TODI (a partir de diversos compositores)