Setúbal Voz

Ateliê de Ópera de Setúbal​​

Sobre

ATELIÊ DE ÓPERA DE SETÚBAL
O Ateliê de Ópera de Setúbal nasceu em finais de 2019 com o objetivo de formar cantores para a sua presença em cena e a solo.

O ATELIÊ DE ÓPERA DE SETÚBAL teve a sua primeira apresentação pública no dia 29 de fevereiro 2020 com o espetáculo ÉDIPO, O REI LAGARTO na magistral Quinta dos Moinhos de S. Filipe. REI ÉDIPO, O REI LAGARTO é um cerimonial construído a partir do texto de Sófocles e de 14 árias de ópera.

Ler mais

Posteriormente gravou o filme “AMOR, ÓPERA & CARNAVAL” e a série “47 BANDEIRAS DE LIBERDADE!”.

NESSUN DORMA é a sua criação mais emblemática, árias de ópera no espaço público interpretadas por duos de cantor e um músico. Teve a sua estreia no MAPS em julho de 2021 e fez ainda apresentações em Palmela e no Festival de Canto Lírico de Guimarães.

No dia 5 de junho de 2021 deu-se início à Temporada de Recitais do Ateliê de Ópera de Setúbal na Igreja do Convento de Jesus, mantendo-se sempre ao 1.º sábado de cada mês pelas 11h30. Foram recitalistas: Carina Matias Ferreira, Juliana Telmo, Célia Inês Nascimento, Miká Nunes, João Oliveira, Néu Silva, André Henriques, Sónia Pereira, Ana Costa Arruda, Maria Inês Beira, Diogo Oliveira, Marisa Rodrigues, Dinora Ferreira, João Carvalho, Luís Carlos Figueiras e Xana Simões. João Malha foi pianista acompanhador do início até agosto de 2022, tendo assumido o cargo Eduardo Jordão a partir de setembro de 2022.

PENITÊNCIAS À VIRGEM DAS ÁGUAS é a quinta criação e foi realizada na Igreja de S. Sebastião no dia 19 de junho 2021.
A sexta criação foi QUEM MATOU DON JOSÉ? a convite do Festival Internacional de Teatro de Setúbal no dia 21 de agosto 2022.

O Ateliê é fruto do talento, da dedicação e da paixão dos coralistas do Coro Setúbal Voz pelo canto lírico e é a organização charneira entre o “Coro Setúbal Voz” e a “Companhia de Ópera de Setúbal”, tendo como objetivo melhorar a prestação vocal e a presença em palco do “Coro Setúbal Voz” e preparar solistas para a “Companhia de Ópera de Setúbal”.
As atividades que se prendem diretamente com o Ateliê são as aulas de canto, aulas de expressão corporal e movimento e tertúlias em que é trabalhado o lado teatral e a presença. Colabora em criações do Coro Setúbal Voz e da Companhia de Ópera de Setúbal. Nas criações do Ateliê participam sempre profissionais (os nossos professores e colaboradores) e os alunos mais avançados do Ateliê.

Projetos